EBM – Editora Bezerra de Menezes
Não se pode falar da história da EBM Editora sem antes falar do Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes, já que a editora é fruto do trabalho da instituição e realização de um sonho para essa, que tem por objetivo divulgar a doutrina espírita.
O casal Miguel e Terezinha de Jesus Sardano vinha realizando há algum tempo, em sua residência, o Culto do Evangelho no lar, com participação de cerca de vinte pessoas, o grupo cresceu e então foi fundado o Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes em 24 de Maio de 1976 para colocar em prática uma série de planos, que constituía o ideal dos seus componentes.
O Centro tinha a lhe incentivar permanentemente a presença física e epistolar do médium baiano Divaldo Pereira Franco.
Com o crescimento do Centro e os planos de grandes projetos, constatou-se a necessidade de uma sede com instalações adequadas aos seus objetivos. O casal Sardano possuía um imóvel e mais uma vez num ato de doação, cederam os direitos de uso e futuramente transferiram o imóvel para o Centro.
Em 6 de março de 1992 foi fundada a Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, que deixou de ser departamento do Centro Espírita. Portanto, todas as atividades do Centro relacionadas com a assistência social e a educação passaram a ser desenvolvidas pela nova instituição. Até 1987 o Centro tinha uma pequena livraria, para atender aos frequentadores. Neste mesmo ano, em 14 de junho, foi inaugurada a Banca do Livro espírita, no Centro de Santo André. Foi a primeira livraria espírita da cidade.
Em 1992 foi criada a Distribuidora de Livros Espíritas Dr. Bezerra de Menezes, que hoje é uma das maiores do Estado de São Paulo.
Foi criado o departamento editorial em 1999, para melhor divulgar a Doutrina Espírita, meta principal do Centro Bezerra de Menezes. A EBM Editora também é representante exclusiva da editora Leal – Livraria Espírita Alvorada Editora – que edita as obras do médium e orador Divaldo Franco.
Além das atividades doutrinárias, o Centro tem como finalidade dar suporte e apoio à obra de Divaldo, sobretudo nas palestras realizadas no Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com a Equipe do Livro, constituída de voluntários.